7 características de uma pessoa competente

PALESTRA PNI

Você se considera uma pessoa competente?

Aqui, estou me referindo não só ao lado profissional, mas também ao pessoal. Abaixo, listo algumas características com as quais considero que uma pessoa é considerada competente. 

Confira e coloque-as em prática!

1 – Determinação

A determinação é o primeiro dos itens que compõem o grupo. Ela consiste na capacidade de definir objetivos, pois sem eles não chegamos a lugar algum. Por isso, estabeleça metas com prazos coerentes e cumpra o que você se dispôs a fazer. Aprenda: sem objetivos bem traçados é impossível atingir suas metas!

2 – Motivação

O segundo motor que nos impulsiona para a realização pessoal e profissional é a motivação. Ela surge a partir do fato determinante que leva alguém a praticar uma ação. Temos, por exemplo, desejos naturais, como comer e dormir. Além disso, tudo o que nos acontece é fruto da nossa mente. Por isso, ter pensamentos positivos e desafiadores são fundamentais para que tenhamos motivação para seguir em busca dos nossos sonhos.

3 – Autoconfiança

Para termos autoconfiança, precisamos de autoconhecimento. Normalmente, confiamos em quem conhecemos, não é mesmo? Da mesma forma, só podemos confiar em nós mesmos se nos conhecermos a ponto de saber a nossa capacidade e os nossos próprios limites.

4 – Aptidão

Todo mundo nasce com um dom. Para aprimorá-lo, podemos investir nessa aptidão e praticar algo para desenvolver novas habilidades necessárias para realizar uma atividade com competência. Tanto o dom quanto o talento adquirido a partir do treinamento são capazes de levar você a ser ótimo naquilo que faz.

Você não pode aumentar o tamanho do seu cérebro ou o número de neurônios, mas pode fazer crescer a quantidade de ligações entre os seus neurônios e, assim, aumentar a sua inteligência. Por isso, escolha o que quer fazer e treine, estude, exercite e tenha muito foco.

5 – Competência

Ser competente é obter resultados no menor tempo, com a menor quantidade de recursos e menor esforço. A competência está totalmente ligada à aptidão, motivação e conhecimento adquirido através do estudo. Todos somos incompetentes em alguma área e temos que ter a humildade de admitir isso para que possamos nos capacitar e melhorar naquilo que não somos tão bons assim. Existem profissionais extremamente competentes, mas não para determinados negócios ou desafios.

6 – Comunicação

Quer ser um bom profissional? Aprenda a se comunicar! Vivemos em grupo, então ter boa comunicação é fundamental.

A comunicação não depende apenas das palavras, pois apenas 8% do processo de comunicação se dá através delas. A modulação da voz é responsável por 42% da eficiência do processo e é preciso utilizar a maneira correta para ser compreendido. E, por fim, vem a comunicação com o corpo que inclui gestos e postura corporal, responsável por 50% da nossa comunicação.

Saiba que o poder de expressão pode construir ou destruir um relacionamento, um negócio, um objetivo. Por isso, fique atento ao se comunicar!

7 – Emoção

A emoção aparece como o último fator responsável pelo perfil do profissional competente. E acredite: ela vem do cérebro, e não do coração! 

É mais fácil para o ser humano ter emoções que pensamentos. Tenha em mente que, as nossas decisões, profissionais ou pessoais, devem ser racionais, porque a emoção só busca o prazer. A razão sabe o momento em que a emoção deve entrar em cena, mas a recíproca não é verdadeira.

Por fim, um profissional competente é uma pessoa: 

  • Criativa;
  • Empreendedora;
  • Com capacidade de expressão;
  • Que assume responsabilidades;
  • Atualizado com novas tecnologias.
  • Flexível, mas com regras determinadas;
  • Que estuda sobre o mercado constantemente;
  • Bem atualizado com os acontecimentos políticos e sociais.

Kleber Santana – Palestrante Motivacional com Foco em Vendas
Ministra Cursos e faz Consultoria para Agências de Publicidade
Consultoria para Agências de marketing digital
Workshop sobre Marketing

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *