Como crescer e continuar forte em meio a uma crise financeira no mundo

Somente os empregadores e empregados que realmente estiverem dispostos a entregar o seu melhor irão sobreviver

Existem muitas histórias reais de empresas que cresceram no passado em épocas de crise. Aliás, temos relatos de empresas que estão se reinventando e conseguindo, com muita luta e garra, vencer a crise que estamos enfrentando.

A crise econômica sempre é avaliada pelo lado negativo, o que é aceitável, pois o cenário é desfavorável em praticamente todos os aspectos.

Na minha opinião, a crise ajuda a separar homens de meninos. Ela instiga a criatividade, nos tira da zona de conforto, nos traz oportunidades de negócios e contratações que, em momentos de abundância certamente não teríamos.

Quando estamos em tempos de crise, passamos a analisar a nossa empresa e os nossos custos com mais cautela. Procuramos maneiras criativas para captar novos clientes, aprimoramos os nossos produtos e serviços em busca de qualidade e valorizamos muito mais os clientes que estão ativos em nossa empresa.

Muitos empresários ficaram acomodados com o momento favorável que viviam e agora estão tendo que se reinventar.

Com a nova lei trabalhista, temos a oportunidade de contratar ótimos profissionais com salários menores e ganhos por resultados. Isso é bom para ambos, pois a aposta passa a ser do empregador e empregado, o que não acontecia, uma vez que, com o mercado aquecido, sair de uma empresa e conseguir outro emprego estava muito mais fácil.

Temos uma geração que desconhecia a crise e não dava valor aos seus empregos. Entendendo que no atual momento, existe muita competição no mercado e poucas vagas. Quem não desempenhar bem sua função e não valorizar o seu emprego e a sua empresa, não sobreviverá nesse novo mercado em que a meritocracia está em alta.

Nesse momento de crise, somente os empregadores e empregados que, realmente, estiverem dispostos a entregar o seu melhor irão sobreviver.

Por isso:

1-Não pare esperando a crise passar, pois você não sabe o tempo que ela irá durar;

2-Aproveite, muitos dos seus concorrentes estão sendo obrigados a desistir;

3-Reinvente-se, estude o seu mercado profundamente e crie novidades para os seus clientes;

4-Tire experiências positivas neste momento em que a velocidade da maioria dos segmentos está menor e podemos olhar o mundo por outro ângulo, pois no geral o mercado está menos acelerado;

5-Por mais que seja difícil, não fique abatido, mostre aos seus clientes e colaboradores que você continua de pé, motivado e otimista;

6-Contrate bons profissionais e proponha um bom plano de carreira com ganhos por metas atingidas;

7-Analise as alternativas de divulgação da sua marca, produtos e serviços. Veja se não é o momento de investir no mundo digital;

8-Valorize quem realmente entendeu o momento que o mundo está vivendo e está ao seu lado, seja o seu fornecedor, cliente ou colaborador;

9-Crie um plano de negócios a longo prazo e verifique a sua margem de lucro por produto ou serviço;

10-Faça caixa e negocie com os seus fornecedores novos preços e prazos de pagamento.

A maioria esmagadora está passando dificuldades e é o momento ideal para entender que uns precisam dos outros.

Lembre-se de quem é, como começou, quais as dificuldades que enfrentou no início de sua carreira profissional e siga em frente.

Kleber Santana é palestrante e diretor da agência KMC, assina a coluna “Marketing e Vendas” no Inova360/R7 e é comentarista sobre o tema no quadro do programa de TV Inova360, na Record News.

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